Curiosidades

Orgânicos

Contaminação dos Rios

Selo de Certificação

Ser saudável:Melhor qualidade de vida

O selo é a sua garantia de estar consumindo produtos orgânicos. Com o crescente interesse pela agricultura orgânica, surge a necessidade de uma verificação segura, que garanta ao consumidor a certeza de estar adquirindo produtos orgânicos. O IBD - INSTITUTO BIODINÂMICO  DE DESENVOLVIMENTO RURAL, localizado em Botucatu, São Paulo,  fiscaliza e certifica produtos orgânicos no Brasil de acordo com normas internacionais. Este selo só é conferido após rigorosos exames de controle de qualidade de solo, água, reciclagem de matéria orgânica, dentre outros. No Brasil existem 45 produtores com o selo orgânico fornecido pelo IBD.
O IBD possui um corpo de inspetores e um comitê de certificação que verifica a conformidade dos produtos orgânicos e biodinâmicos com normas nacionais e internacionais. A certificação de uma produção vegetal, animal ou industrial, indica que foram realizados os seguintes trabalhos:

• Visitas periódicas de um inspetor no local de produção;
• Avaliação do relatório de inspeção por um conselho formado por agricultores, processadores, acadêmicos, técnicos e representantes de consumidores;
• Análise residual para verificar o nível de pureza do produto;
• Aprovação da unidade de produção, dentro dos padrões de qualidade orgânica ou biodinâmica.

O IBD é filiado à IFOAM (Federação Internacional de Movimentos de Agricultura Orgânica) e seu certificado é também reconhecido na Europa, Estados Unidos e Japão.