Utilidades

Minerais Essenciais

Elementos Importantes

001
Cálcio

As necessidades diárias de cálcio são de 800 a 1000 miligramas. As principais fontes são: Laticínios, Verduras (Brócolis, Espinafre, Couve-Flor e Repolho), Ervilha, Feijão, Avelã, Amêndoas, Nozes e Soja.

002
Cobre

As necessidades diárias de cobre são de 2 a 3 miligramas. As principais fontes são: Frutos do Mar, Cereais Integrais, Trigo Mourisco, Vísceras, Feijão, Frutas Secas, Amêndoas, Avelãs e Castanha do Pará.

003
Cromo

As necessidades diárias de cromo são de 50 a 200 microgramas. As principais fontes são: Levedo de Cerveja, Fígado, Cereais Integrais, Cevada, Ovo Caipira, e Plantas hipoglicemiantes (Pata de Vaca, Carqueja, Pedra Hume, Kaa, e Bajiru).

001
Estrôncio

Há uma relação entre cálcio, estrôncio e magnésio. Recentemente, introduziu-se o estrôncio (ranelato) na terapêutica da osteoporose.

002
Ferro

As necessidades diárias de ferro são de cerca de 10 miligramas. As principais fontes são: Algas, Carnes, Frutos do mar, Germe de trigo, Lentilhas, Feijão e Verduras (Espinafre).

003
Fósforo

As necessidades diárias de fósforo são de 1 a 2 gramas. As principais fontes são: Carnes (Peixe, Vaca e Galinha), Ovos, Legumes, Lecitina, Levedo, Nozes, Avelãs, Amêndoas, Laticínios, Cereais integrais e Bebidas gaseificadas.

001
Lítio

As principais fontes de lítio são: Água potável, Algas e Gengibre. O aumento do lítio pode ser encontrado em pacientes em uso de medicamentos contendo esse mineral (antidepressivos).

002
Magnésio

As necessidades diárias de magnésio são de 300 a 400 miligramas. As principais fontes são: Verduras em geral, Cereais integrais (Trigo, Arroz), Nozes, Castanha de caju, Castanho do Pará, Avelã, Soja e Tofu.

003
Manganês

As necessidades diárias de manganês são de 2.5 a 5 miligramas. As principais fontes são: Nozes, Amêndoas, Castanha do Pará e Amendoim, Cereais integrais e Trigo mourisco.

001
Molibdênio

As necessidades diárias de molibdênio de 150 a 400 microgramas. São ricos neste mineral: o Trigo mourisco, o Germe de trigo, os Feijões, a Lentilha, a Ervilha, o Levedo e as Verduras (Couve Flor).

002
Potássio

As necessidades diárias de potássio são de 2 a 6 gramas. As principais fontes são: Frutas (Banana), Nozes e Amendoim, Verduras (Brócolis), Fígado e Frutos do mar.

003
Selênio

As necessidades diárias de selênio são de 50 a 200 microgramas. As principais fontes são: Frutos do mar, Vísceras, Alho, Cebola, Cereais integrais, Cogumelo, Levedo, Brócolis, Castanha do Pará e Ovos.

001
Sódio

As necessidades diárias de sódio são de 1 a 3.5 gramas. As principais fontes são: Sal de cozinha, Enlatados, Comidas processadas, Carnes (especialmente as defumadas), Nozes, Avelã e Castanha de caju, Queijo, Pães e Azeitonas.

002
Vanádio

As necessidades diárias de vanádio são de 50 a 200 microgramas. As principais fontes são: Óleos vegetais (Soja, Oliva, Milho e Girassol), Trigo sarraceno, Arroz, Cenoura, Repolho e Frutos do mar.

003
Zinco

As necessidades diárias de zinco são de 15 a 30 miligramas. As principais fontes são: Carnes (especialmente frutos do mar), Nozes, Amêndoas, Castanha de Caju, Castanha do Pará, Arroz Integral e Raiz de Gengibre.